domingo, 12 de abril de 2009

Inspiração de onde não se espera


Bom, tem gente que fica chafurdando naquilo que dá errado, quase presos a um autochicotear, porque perdeu algo, está com algo, fez algo, lhe fizeram algo, enfim, deu bosta de alguma forma, o lance da vida não é a quantidade de merdas que lhe acontece, mas como você as encara.

Sério, ja deu merdas catastróficas comigo e eu to vivo até hoje, pensem assim se uma colisão de um caminhão com o onibus onde eu estava sentado bem na frente, só me rendeu um leve hematoma na bochecha quando eu era pequeno, se eu tive um Mestre Sith como pai, e graças as piores lições dele eu aprendi como sobreviver.Eu consigo extrair o melhor do pior e é nisso que me prendo.Talvez isso seja loucura.Mas realmente importa?

Viva o hoje, o amanhã ainda não existe, mas o agora é plenamente palpável.Mas o que isso tem a ver com arte?Tudo!!!Para começo de conversa só perde algo quem se apega, e esta vida é uma grande ilusão, a maioria dos problemas só estão ali porque as pessoas vem ele na sua frente e os abraçam, e querem leva-lo consigo, fazer cafuné nele.

Entendam, minha visão nem é questão de empurrar coisas com a barriga, mas assim, pergunte-se:"Tem conserto?" "Tem como eu fazer algo agora?" e "O que posso fazer de util com essa merda?" viu?Talvez eu simplifique muito as coisas, mas as coisas são simples, tem gente que vive no passado, outras na esperança de um futuro e esquecem do agora, que é onde a festa toda está ocorrendo.

Festa??Que festa???Gente, a vida.Acho que é por isso que mesmo gripado podre, sentindo minha alma espirrando, mesmo que ela não possua peso ou medida, eu comecei a fazer uns desenhos , uns monstrinho inspirados na meleca , tá vendo?Bom entendam a gripe como mais uma das minhas grandes metáforas, eu falo de gripe mas não falo de gripe, eu falo de bufalos, mas eles não são exatamente bufalos, embora o sejam.Notem a pluralidade dos significados quando escrevo.

A inspiração pode aparecer de onde menos se espera.E certas situações por mais "monstro" que possam parecer, servem de verdade para uma coisa, fazer você crescer, ou cair de joelhos implorando.Eu não me curvo nem para Deus, se ele é meu pai, somos iguais, com as mesmas capacidades, qualidades e defeitos e visões diferentes, afinal não somos semelhantes?Então porque eu deveria me curvar?Eu dou meus tropeços, alguns em forma de gripe, mas eu permaneço de pé.Fazendo arte, encarando a vida como ela é na verdade, uma ilusão, passageira, breve, onde apenas o agora deveria fazer a real diferença, e assim o é para mim.

Eu penso neste texto, na musica que ouço desde ontem e que não diz respeito a mais ninguem qual seria ela, pois cada um de nos absorve uma mesma musica de modos diferentes, e assim surgiu a inspiração para este texto.
Eu me recuso a ficar me banqueteando em problemas, prefiro transforma-los em um Tsuru, ou em um rascunho sujo no papel sulfite, uma gripe quase em grafite, transmuta-los em algo que se aproveite e assim os problemas parecem frutas estranhas prontas para servirem de banquete, fundidas e confundidas no real e imaginário, como naquele filme o "Labirinto do Fauno".O grande lance é por mais tentador que seja, ou adornadas que sejam a mesa, a dica é não come-las.

Mesmo com gripe na alma e resmungando um pouco a inspiração vem de onde menos se espera.Tente transformar algum problema seu em um desenho, pintura ou texto, de dois passos , olhe de longe, o que ele lhe parece agora?Problemas todos temos, o que importa é o que fazemos com eles.Rascunho, rascunho, rascunho desenhos tortos e ranhentos hoje.E escrevo um texto sobre a gripe, que talvez nem seja apenas gripe.Engraçado não é?
Por outro lado eu tambem recebi duas grandes dicas na minha vida, afinal o bufalo falou que é bom "Não importa o que aconteça, continue respirando" e a segunda e tambem muito importante foi "Coma chocolate!" e eu sigo esses conselhos a risca.Alguem ai quer trufa?

2 comentários:

  1. Desapego. Essa é uma palavra cujo significado persisto em fazer cada vez mais ativo em minha vida. Para alguns é extremamente fácil no agir, pra outros nem tanto. Mas faz bem aquele, como você, que sabe enxergar os dois lados da mesma moeda. A vida, assim como os arcanos do Tarot, possui ambas polaridades: negativa e positiva. Compete a nós como explorá-las e tirar o melhor delas para nossa vivência. E coma chocolate sim, isso evita que se torne amargo. Mas como você está gripadinho, um bom chá quente com gengibre também ajuda.

    Um beijo. Com os mais sinceros votos de melhora.

    Deb´s.

    ResponderExcluir
  2. Citei os arcanos do Tarot no comentário anterior e acabei me lembrando de algo que há alguns meses escrevi no meu 'Death Note'. Vc fala sobre o desapego. E o que me lembrei foi sobre o arcano 12, O Enforcado. As pessoas que sofrem por conta do apego tem muito a ver com esta carta. Sempre se sentindo presa à algo ou alguém. Lembra que o arcano é representado pela figura de um homem pendurado de ponta cabeça, certo? Isso parece horrível. Mas tomando gancho na sua postura mediante a vida - a de sempre enxergar o lado bom do que é ruim - e fazendo uma análise mais positiva sobre o 12: ele realmente encontra-se numa posição desconfortável - que entende-se pela condição sofrível de apegado - mas se repararmos bem, ele exibe um semblante sereno, como prova de sua fé . É justamente nessa parte do arcano ao qual devemos refletir. Isso significa ter consciência da sua condição de apegado, mas ter fé e acima de tudo força aliada a serenidade de que é possível transmutar, ou seja, desapegar-se. O 12 sabe e confia que depois da tempestade, vem a bonança. Mas jamais sem antes passar pelo 13, A Morte. Onde definitivamente deve-se cortar este elo nocivo com o apego. Aí sim, mergulhar em águas mornas e tranquilas do 14, A Temperança. Tendo em mente sempre que: quando nos desapegamos menos sofremos com as partidas.

    Saudade.

    ResponderExcluir

Conversa entre um chá e outro-Opine aqui