sábado, 28 de janeiro de 2012

Meu lugar no mundo (Parte Final)


"É só pegar a estrada" e assim vou seguindo meus dias. Já fui em varios lugares ao longo da minha vida, pretendo ir a mais lugares ainda. Talvez um dia eu ate mesmo me aliste na legião estrangeira, como no desenho do Pica- Pau, ou resolva descer as Cataratas do Niagara em um Barril.

Enfim a cada dia que passa eu chego mais e mais a conclusão que o meu lugar no mundo, é onde meu coração quer estar, por quaisquer loucas que sejam as razões. É mais ou menos como a bussola que aponta sempre para aquilo que mais se deseja, daquele filme de piratas.

Só tem um porém. Eu to cansado de muita coisa. Cansado em nível extremo. Na alma. Aqueles que me conhecem bem sabem que quando chegam com algo para mim esperando uma empolgação extrema, vão receber no máximo um "legal" como resposta. E esse estado é algo que tem durado muito tempo, e meu unico medo é jogar a toalha e abraçar o comodismo, a impressao ruim de ja ter visto um filme antes e saber como é o final.

Acho que é por isso que eu fico zanzando por ai, para ver se sinto meu coração bater de novo, com aquela velocidade da surpresa, seja ela boa, ou má. Mas que mesmo por instantes eu me sinta vivo. Não acredito na durabilidade de nada, embora eu ache o extremo do cinismo utilizar a frase "Que seja eterno enquanto dure" como um mantra para nossa sociedade fast food, onde tudo é consumido esmagadoramente rápido e descartável. Um clic, próxima tela.

Enfim eu nao quero o calor morno de uma manhã de domingo. Eu quero a intensidade dos quasares a rasgar o cosmos. Eu quero o eterno por mais breve que seja a minha existência, e que ela nem sequer comportasse uma eternidade, e nesse aspecto para entender melhor o que eu quero dizer com isso, vou repetir uma frase que sempre dizia uma amiga minha, que nem sequer fala mais comigo devido ao meu gênio e o dela serem como são. "Só por hoje é o para sempre que nunca acaba. Obrigado Shantall , onde quer que você esteja. Você faz falta. E esta frase faz todo o sentido para mim.

Aprendi muito com as pessoas na estrada, aprendi ate mesmo a gostar delas, a ter mais respeito por elas, e tentar entende-las. A minha hermenêutica nunca será a mesma que a sua caro leitor. Meus motivos menos ainda. Eu penso torto. Sou um tanto quanto penso na cuca pensa.

Durante muito tempo me perguntei qual seria meu lugar no mundo, e neste momento, uma das poucas certezas que tenho é que sei exatamente onde quero estar. Por menos duradoura que sejam as coisas.

Valeria a pena abraçar o sol em voo com asas de cera, valeria cada segundo respirado, cada pulso, cada asa partida. Sempre vou admirar Icaro, por maior que tenha sido sua insensatez. Mas sua imensa capacidade de sonhar.

Valeria a pena, fosse para seus raios queimarem cada celula do meu corpo ou meus ossos virarem farelo na queda, sempre vale o risco, mesmo que por momentos de felicidade, afinal nada é pleno, é assim que vejo o mundo, uma transitoriedade que deveríamos tratar com mais zelo quando nossos rumos se cruzam, isso se eles se cruzarem um dia , caro leitor. O que quero dizer com isso? Não é porque é breve que é desimportante. Não é porque existe a possibilidade de doer na alma, que nao vale a pena ser vivido um dia.

"Quem teme a derrota ja esta derrotado" isso vinha escrito no meu kimono de judô. Ficou gravado na alma.

Eu luto contra o cansaço. Se eu fosse um pugilista seria como Rocky Balboa, que apesar de tanta porrada nunca jogava a toalha. O melhor boxeador de todos os tempos que nunca existiu, ele derrubaria Mohamed Ali por pura persistencia. Sempre tive essa crença.

A vida é mais breve que a gente pensa. E o que seria de tantos sorrisos se nao soubessemos o que sao lagrimas. Mas isso é porque eu fui criado com o mantra "Caiu?Levanta!" e seguiria de ossos trincados por longo percurso, rindo feito o louco que sou, espumando e fazendo piadas em minha mente nas quais poucos poderiam entender se eu contasse. Porque só fazem sentido para mim.

Eu levo a serio muita coisa, e varias vezes eu acabo desafiando o que ouço, tive dias felizes, estes dias. E as areias vão aos poucos cobrindo esses momentos. Mas em minhalma ficará sempre gravado aquela sensaçao de sentir por momentos o ar encher meus pulmoes e eu sentir meu coraçao batendo de novo com a possibilidade do mero inesperado.

Mudar de ares faz bem, e pelo menos neste fragmento de estrada sei exatamente onde quero estar, neste momento meu lugar no mundo me chama como um trovão em dia ensolarado, e eu estou sempre pronto para a tempestade. Eu caio. Eu levanto. Eu sinto a dor. Eu nao demonstro. Mas o que eu resolvo passar adiante seja por birra, é um sorriso e uma palavra amiga, e muitas vezes eu sei que pago o preço alto por isso. Mas foda-se, eu sou assim mesmo. Talvez o mundo um dia me vença, mas nao será hoje. Hoje não. Pois eu sei que tenho meu lado ruim, que apesar de estar quieto, sempre esta ali espreitando por mim. dificil virar a outra face ou nao devolver na mesma moeda. Mas somos seres de escolhas. Eu faço as minhas.

A estrada me aguarda, mas antes de uma caminhada, me recolho ao meu silencio, teimando em nao deixar que o cansaço me vença.

Dominós colidem, ainda ouço seus ecos no tempo. Talvez se eu rompesse a barreira do som tudo isso passasse, mas eu me contento em buscar Eldorado e ouvir meu coraçao, para ver se ele bate acelerado. Tic tac, tempo.

Tic tac Pulso.

Meu lugar no mundo, mas só para este momento. Apenas um trem descarrilhado tentando voltar a sua pista de corrida.

Tic tac Clic.

Boa noite meus caros amigos, ou anonimos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa entre um chá e outro-Opine aqui