domingo, 15 de janeiro de 2012

Meu lugar no mundo (Parte 3)


"Eu não tenho as respostas, nem as minhas muito menos as suas"

Pois é caro leitor. Não tenho verdades a oferecer. Cada um que busque as suas. As minhas são mera ilusão criadas pelo meu ponto de vista deste mundo. Meu ponto na estrada. Um lugar a chegar? Existe?

Tenho um chão a percorrer. Para onde vou eu exatamente não sei. Talvez tudo trate-se de onde quero estar. E isso talvez nem sequer seja de verdade um lugar, mas um estado de espirito. Mas quanto mais vasculho, somente mais da boa e velha inquietude vou encontrando.

O mundo não é perfeito porque é composto de imperfeiçoes únicas, a minha, a sua, a do outro ser humano, do lado de fora da janela, e que nem sequer esta lendo isso.

Vejo prédios e ruas, chove na metrópole. Em uma das. Cançoes de tempo batem em gotas na janela.

"Chuvoso e cinza" e nem me refiro a cidade neste momento. Há dias em que não estou com a menor vontade de caminhar, algumas vezes nem sequer acordar. "Todo mundo gosta de aparecer bonito na foto". A felicidade só existe pois há o outro lado da moeda, o momento onde ela esta ausente. Observar bem esses momentos, aprender com eles. Cruzar os obstáculos da estrada. Desafios. O que fazer quando sua própria mente passa a ser um desafio? Superar a si é o maior desafio, ou crer que superar o outro o seja? Você sabe disso?"Sabe de fato?"

Horus pesava o coração dos homens e ele nao podia ser mais pesado que uma simples pena em sua balança. Julgamentos. Qual seria o peso exato da pena? Perguntas ambíguas. Livres para sua interpretação.

Nem toda estrada é plana e suave. E a cada dia que passa absorver cada impacto das passadas é uma experiencia unica. Existe solado a prova de terremotos? Ou isso que ouço são trovões? E voce ai sentado e lendo isto, o que vê? o que ouve? o que sente? qual o sabor deste momento? O que houve? Alguma coisa se perdeu nas entrelinhas?

Quando nao há placas, mapas ou bussolas. Quando não há manuais de instrução, com fórmulas matemáticas. O que voce faz? Xinga Pitágoras? Faz trocadilhos ruins? Chora as pitangas? Péssimas piadas.

O que é fazer parte de algo? O que significa isso para voce? Foi viver em sociedade que nos impediu de virar a janta na cadeia evolutiva? Talvez sejam meras perguntas soltas ao vento. Confusas, difusas.

Quanta chuva existe dentro das horas? Quanta chuva existe dentro de você? Quando o trovão se mostra, sente vontade de dançar? Na chuva.

As horas vão martelando engrenagens soltas, peças embaralhadas. "Chuvoso e cinza". E isso nem sequer se trata da cidade e seus prédios, muito menos dela e de seus arrabaldes. Ermos. Isolados. Onde ja nao existem estradas de asfalto.

Onde tudo que sobra são pedras, montanhas e sinuosidades estranhas. Pés cansados, é um tanto dificil não escolher o lugar por mera falta de disposição física em andar. Inconformismo. Eu sei que nunca é claro o que eu realmente estou falando. Talvez tudo faça algum sentido um dia, seja ele horário ou anti-horario.

O que é o livre-arbítrio? Voce ai sabe? Mas sabe de verdade? E se sabe é bom saber? E caso faça bem saber. Qual a utilidade disso? Perguntaria Sócrates. E eu nem me refiro a algum jogador de futebol.

"Você fala esquisito". Bom, acho que nem é apenas na minha fala que aquela pessoa de algum ponto de alguma de minhas memorias encontraria a estranheza. Há gente no mundo que nem acredita em dinossauros. E aparentemente vive bem sem isso. Embora eu, do meu ponto de vista, sinceramente duvide.

Andar a esmo em campos ermos. Tentar buscar os termos que regem a minha mente. Algumas vezes é bom valorizar a solidão para saber que nem tudo na raça humana é ruim. Por mais que alguns de seus integrantes te façam querer acreditar no contrario. Viver em sociedade é necessario, pela troca de historias da estrada. Através do mundo , através das eras. Além do espelho.

Nada é perfeito no mundo de nós imperfeitos.

E as engrenagens. Fazem tic tac. Em algum ponto perdido de Eldorado...sopra o vento, cai a chuva, o trovão grita aos céus...e a estrada vai devorando as horas mesmo quando se pensa estar apenas repousando.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa entre um chá e outro-Opine aqui