domingo, 19 de julho de 2009

Mensagens na garrafa- Dia 23 de Julho online (Algumas palavras sobre Steampunk e o projeto )



Vapor. Magia. Ferro. Locomotivas. Eletricidade. Navios e um imenso mar a explorar. Eldorado pode estar perto ao alcance de seus olhos. Variáveis estranhas. Engenhocas. Risca. Rascunha. Escreve. Desenha. Bate uma engrenagem contra a outra.



Mensagens na garrafa- Uma historia de vapor, ferro e sangue.



Faz um certo tempo que eu mesmo tenho me incomodado com meus quadros. Duas conversas foram bem esclarecedoras e me fizeram perceber exatamente o que era, a primeira foi a Shantall com o jeitinho dela, me fazendo ver que eu deveria buscar meus próprios personagens no oleo. E assim nasceu o quadro do Seraphim com seus tres pares de asas, duas delas de andorinha.



Mas eu ainda nem havia me tocado. conversando com a Flavia Gasi sobre desenhos, eu estava com um album de fotos dos meus trabalhos, e ela foi me mostrando algo que eu havia esquecido. Estava eu tão preocupado em aprimorar a figura humana buscando a realidade na pintura e esqueci que eu não opero lá muito no real.



E mais conversando com a Flavia, percebi que meu elemento natural sempre foi o grafite e o nanquim, desde sempre eu desenho, e se eu pudesse apertar a mão de um cara por isso eu apertava a do Daniel Azulay, que despertou o gosto pelo desenho creio que em uma geração inteira que teve a oportunidade de assistir seus programas. (Shantall pega um autografo dele para mim quando vê-lo na rua)



Muitos dos meus conhecidos nem sabiam que eu desenhava, por eu em uma das minhas loucuras ter jogado quase todo meu trabalho fora e ficado dez anos longe do grafite e do nankin. Mas o ponto é, eu devorava quadrinhos, leitor assíduo da revista “chiclete com banana” e publicações nacionais do gênero. E também eu fazia quadrinhos, cartoons toscos é bem verdade, mas ali naquele ponto e foi o que a Flavia me fez perceber, não havia a interferência de um professor, apego ao realismo.



Estava prestes a lançar as historias de "Mensagens na garrafa", e o ponta pé inicial disso, eu vou guardar mais um pouco, apenas contos, outro elemento que sempre gostei, escrever. E foi conversando com a Flavia que tive a idéia de voltar aos quadrinhos.



Os contos para quem quiser acompanhar estarão disponíveis apenas aos meus contatos no multiply, provisoriamente, os quadrinhos daqui uns meses, pois pretendo fazer uns testes com eles, estou pesquisando, pois ele se passa no universo steampunk do cidade zero. Ou seja ambiente vitoriano, com magia e mecanismos a vapor, um retrô-futurista com sabor vintage, então a HQ vai demorar uns meses, mas ja comecei a rascunhar, pretendo lançar as primeiras paginas aqui na internet , onde ainda nao sei. Aceito sugestões.



Quero aproveitar e agradecer ao Cadu, um camarada meu que faz uns cartoons que eu adoro, e é com quem ando conversando bastante sobre o ambiente Steampunk. Será uma historia de piratas, aventura sim, mas principalmente drama, aqueles que quiserem acompanhar os textos por aqui irão perceber isso no tom da narrativa.



Outra coisa, a HQ e os contos somente partilharão o primeiro capitulo. De resto cada qual será focada em um determinado personagem. Seguindo um rumo diferente. Talvez apenas convergindo no final. Sei que vai dar trabalho, mas assim que é bacana.



Ja que pretendo me desvincular mais do compromisso de pintar a realidade, talvez quem ja viu meus quadros anteriores estranhe, mas essa sensação de estranheza é proposital, e para mim libertadora, eu nasci no cartoon, percebi que o que me incomodava, foi ter virado as costas para ele. Finalmente poderei unir coisas que adoro desenho, pintura e escrita. Espero que o resultado seja bacana. Eu pelo menos ando empolgado.



Coincidência ou não eu estava escrevendo sobre javalis quando o Alfredo "Fred" Pacheco, um excelente ilustrador, que foi o responsável pelo cartaz deste post, me mostrou ele já pronto, caiu como uma luva. Eu, pretendo que alguns amigos meus façam algum trabalho relativo a este meu projeto seja um cartaz, um roteiro. Alias falando no Fred, também gosto muito do trabalho dele com fadas e gnomos aquarelados, recomendo.



Ao meu irmão. Jogar videogames me fez bem, embora eu ainda perca para você nos jogos de luta. Espero que quando os quadrinhos sairem você reconheça e ria de certos personagens, mas do que qualquer outro leitor. E ja que me chama de Nerd, quero ver só quantas referências escondidas você será capaz de encontrar nos textos e nas imagens. Afinal eu sou uma berinjela mais esperto que você hauhauha.



Shantall, pois é ta vendo? Um dia eu ia acordar para um monte de coisas, até as cartas que não me forma entregues, tem um certo toque irônico de coincidência.



Patricia. Deixe seu celular ligado ou perto hauhauhauaha.



Aos amigos, cada um de vocês de certa forma serviu de inspiração para os textos, tanto que pode ser até mesmo que reconheçam algumas historias misturadas a diversos personagens, e não estranhem se notarem alguma familiaridade com vocês quando vier a HQ.



Aos demais leitores. Agora falando especificamente do "Mensagens na garrafa" estréia dia 23 o primeiro conto. Apenas aos meus contatos. Alguns restritos apenas aos amigos ou familiares, minha forma de testar a historia antes de mostrá-la ao publico em geral.



Estes contos, são sobre a tripulação de um navio pirata, acima das aventuras existe o drama dos personagens, haverá humor sim, mas vejo mais como uma aventura com drama do que qualquer outro gênero. Com diversas alusões momentos nonsense. Enfim aguardem e leiam.



O mundo onde se passa a aventura não é o nosso, embora guarde algumas familiaridades. Ele é integrante do universo paralelo chamado de Eyrion, criado para outro de meus textos, o de um rpg que pretendo antes que chegue o apocalipse concluir e lançar seja na net, sem nome ainda mas aqueles que o jogaram conhecem as palavras "Cidade zero" muito bem.



Se fosse para traçar um paralelo neste mundo com o nosso, é como se a aventura fosse em meados do século XVII. Mas com um clima vitoriano dando o tom, além de toques de convergência de diversas outras épocas do século XX ao futuristas nele. Ah sim e há os vikings e os astecas...goblins e kobolds e bom irão notar as diferenças cedo ou tarde.



A arquitetura é esmagadoramente vitoriana sem duvida alguma. Mas nem os continentes são os mesmos. Existe magia e tecnologia a vapor.Há bem mais água e mistérios neste mundo e perigos no mar. e quando alguém ler em algum ponto de seu mapa "Aqui há dragões" e melhor estar certo de ter os equipamentos necessários a bordo e um porto seguro a chegar.



Bom creio que já falei demais dia 23 de julho a primeira parte da historia estará aqui. A HQ começo do ano que vem, com um pouco de sorte a primeira pagina sai antes disso. De um modo ou de outro só posso dizer mais uma coisa antes de zarparmos."Honra e glória a todos os javalis". Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa entre um chá e outro-Opine aqui